top of page

Pivô, Indio: “Sonho em ver o Futsal como Esporte Olímpico”

Dessa vez o Projeto do RC Livramento que visa valorizar o Futsal e dar-lhe a importância que merece, apresenta mais uma entrevista exclusiva, dessa vez é com um artilheiro nato, aquele que fazia muitos gols e foi a alegria para muitos Brasileiros, durante vários anos, estamos falando de Francisco Anibio Silva Costa, mais conhecido como Índio. Pivô clássico de nosso Futsal, vestiu por muitos anos a camisa 9 da Seleção Brasileira de Futsal e de equipes renomadas, como a Ulbra, Vasco e a ACBF.


Indio atuando pela Ulbra de Canoas - RS

Indio atuando pela Ulbra de Canoas – RS


Índio, em uma entrevista muito espontânea nos contou como está sendo sua vida após ter abandonado as quadras, suas lembranças do Futsal, momentos que marcaram sua carreira e dando uma ênfase maior em seu desejo de tornar o Futsal um Esporte Olímpico.


Os Gols foram marcas registradas na carreira do Pivô Indio

Os Gols foram marcas registradas na carreira do Pivô Indio


O Pivô nos relatou seu currículo, que é muito vasto, com grandes equipes e destacou em sua passagem fora do Brasil alguns momentos, mas ao lembrar do gol marcado contra o Barcelona da Espanha quando atuava pelo Celta de Vigo, demonstrou grande alegria. Veja as equipes que Índio defendeu ao longo de sua carreira: Futebol: Serra Morena-SP, Portuguesa-SP eJuventus-SP. Futsal: Paineiras-SP, Palmeiras-SP, Impacel-PR, Galera de Nova Prata-RS, Corinthians, Banespa-SP, Ulbra-RS , São Paulo-SP, Vasco da Gama-RJ, Carlos Barbosa-RS, Dínamo-RUS, Barcel Euro-ESP, Celta de Vigo-ESP, Praia Clube-MG, Cortiana-RS, Suzano-SP e Seleção Brasileira. Confira a entrevista completa com Índio, logo abaixo:

RC Livramento: Quais os principais títulos da sua carreira? E o gol mais importante?

Indio: Os títulos que eu guardo na memória é o Bicampeonato do Mundial de Clubes e o Tricampeonato da Liga Futsal Brasileira. E se referindo a gols, foram tantos, mas destaco o marcado na final da Liga de 2000.

RC Livramento: Qual equipe que marcou tua carreira no Futsal?

Indio: A equipe que eu tenho uma grande lembrança e que marcou muito em minha carreira foi a Ulbra.

RC Livramento: Quantas vezes você foi chamado para a Seleção Brasileira de Futsal? Qual a melhor lembrança?

Indio: Defendi a Seleção Brasileira por 10 (dez) anos, foram tantas as convocações que nem lembro o certo (risos). Apesar de tantas convocações, a melhor lembrança foi ser chamado para dois Mundiais.

RC Livramento: Atualmente, qual é a sua atividade?

Indio: Hoje em dia, estou jogando Futebol Amador de Veteranos, cuidando de um negócio particular e comandando uma Escola de Futsal para a Criançada aqui em SP.

RC Livramento: Como você conheceu o RC Livramento?

Indio: Conheci o RC através das redes sociais e também por intermédio de amigos do ramo do Futsal.

RC Livramento: O que você acha do trabalho desenvolvido no RC?

Indio: Acho muito legal o trabalho do RC Livramento, sempre divulgando o futebol e o futsal, principalmente o futsal, pois é minha paixão e principalmente proporcionando a muitos jovens um futuro melhor.

RC Livramento: Deixe um recado para os leitores de sua matéria no site do RC?

Indio: Agradeço a oportunidade cedida pelo pessoal do RC e faço o seguinte pedido: “Vamos todos nos unir e desenvolver a arte de jogar futsal, para um dia conseguirmos o reconhecimento e sermos realmente um esporte olímpico.”

Conheça mais sobre o RC Livramento, acessando aqui: www.rclivramento.com

Curta a Página do RC Livramento no Facebook: www.facebook.com/rclivramento

1 visualização0 comentário
bottom of page